domingo, 1 de setembro de 2013

Festival Aves de Paraty


No próximo final de semana (06 a 08 de setembro), acontece em Paraty o primeiro Festival Aves de Paraty, o evento tem como finalidade chamar a atenção da população quanto a necessidade de se preservar a avifauna de Paraty e divulgar o grande potencial de Paraty para a prática da observação de pássaros.

O birdwatching  como é conhecido internacionalmente é muito praticado na Europa e Estados Unidos  e gera grande receita nesses países com o Turismo de Observação de Aves. 

Aproximadamente 52% da área de Paraty é protegida por um parque nacional e por uma reserva ecológica, o que, combinado com a alta proporção de aves endêmicas na região da mata atlântica, faz de Paraty um excelente centro para a pesquisa sobre aves da floresta atlântica.

Aproximadamente metade das mais de 400 espécies reportadas em Paraty até o momento, são classificadas como raras, incomuns ou locais.  Sendo a região da Mata Atlântica,  dentre as regiões brasileira, a que tem o maior número de espécies endêmicas.

O Festival contará com especialistas renomados como Tietta Pivatto, experiente bióloga e consultora do SEBRAE e o fotógrafo Edson Endrigo, reconhecido como um dos melhores fotógrafos de aves da América do Sul,  responsável pelas fotos do Guia Aves de Paraty que será lançado durante o festival.

Para saber mais sobre o festival clique aqui.


A Oca Paraty com sua localização privilegiada, no entorno do Parque Estadual da Serra da Bocaina, é um excelente ponto de observação para os amantes do birdwatching. Dos nossos chalés é possível observar a grande variedade de aves que frequentam nosso paraíso ecológico, como o beija flor da foto ai de cima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário