terça-feira, 11 de junho de 2013

Flip – A Grande Festa da Literátura


A cada ano a FLIP ganha mais e mais fãs, depois de participar de uma é impossível não colocá-la na sua programação anual de eventos.

A cidade de Paraty que já tem uma áurea poética se transforma, a cidade respira literatura, famosos e anônimos disputam lugar pelas ruas de pedra sabão celebrando o doce prazer de exercitar o cérebro.

O propósito da FLIP não é a venda de livros, mas sim o debate  sobre a literatura. São montadas várias mesas de discussão sempre presididas por personalidades do meio literário.

Todos os anos a organização escolhe um grande escritor para homenagear e debater sobre a sua obra. Esse ano o homenageado é Graciliano Ramos.

A Flip também abre espaço para debater o momento atual da história e a influência da literatura. Uma das mesas traz para o Brasil Tamim Al-Barghouti, apelidado de “o poeta da revolução” que  propõe um  olhar mais profundo sobre o s protestos e revoluções que se sucederam nos últimos anos nos países árabes, analisando a conexão inesperada entre ação política e criação literária.

Os debates acontecem em tendas montadas ao lado da Igreja Matriz.Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do Ingresso Rápido . Para os interessados é bom se apressar pois muitas mesas já estão com os ingressos esgotados.

Paralela a FLIP acontecem vários eventos em diversos pontos do centro histórico, muitos deles promovidos por grande editoras que alugam os belos casarões do centro histórico para reverenciar a Literatura com uma boa pitada de bohemia.


Para saber mais sobre a programação acesse o site da Flip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário